Page Nav

HIDE

Páginas

Últimas Notícias:

latest


 

As Aparições de Fátima: Um Paradigma OVNI?

Por Fernando Ramos O  Cristianismo  é uma fonte de uma grande quantidade de evidências para encontros entre seres humanos e  de  personag...

Por Fernando Ramos
Cristianismo é uma fonte de uma grande quantidade de evidências para encontros entre seres humanos e  de  personagens dotados de poderes místicos como  Fátima . A Igreja Católica Romana , em particular, desenvolveu uma vasta literatura sobre este assunto, e há muito escrito sobre as opiniões católicas sobre súcubos e íncubos.
Virgem de Fátima com testemunhas das aparições de 1917 em Portugal
Aqui vamos rever brevemente a história dos contatos que ocorreram em Fátima, Portugal, em 1917, entre três crianças chamadas Lúcia, Francisco e Jacinta e uma senhora brilhantemente resplandecente que eles entendiam como a Virgem Maria. Como veremos, esta história é relevante para a questão dos OVNIs , esse ponto de vista e é apoiado por uma quantidade sem precedentes de testemunhos oculares.
As reuniões realizaram-se no dia 13 do mês, durante seis meses consecutivos, num anfiteatro natural chamado Cova da Iria, perto da cidade de Fátima. Revelações foram feitas para as três crianças na presença de uma grande multidão de espectadores, que aumentou consideravelmente de mês para outro à medida que as notícias se espalhavam.

As Testemunhas

As visões reais da bela dama só poderiam ser vistas pelas três crianças, de modo que nosso conhecimento dessas visões está limitado ao seu testemunho. No entanto, durante as revelações, ocorreram fenômenos relacionados que foram testemunhados por um grande número de pessoas. 
Esses fenômenos incluíam a aparição de um veículo brilhante e em forma de balão e o surgimento de uma chuva de pétalas de rosa que desaparecia quando tocavam o solo. 
As chuvas de pétalas de flores são frequentemente mencionadas nos relatos védicos das visitas celestes. Em outras palavras, os anjos rebeldes que afirmavam serem deuses védicos fizeram as mesmas coisas que os anjos rebeldes que agora fingem ser Maria … Talvez eles sejam as mesmas entidades rebeldes?
Por exemplo, aqui está um trecho da descrição da dança rasa de Krishna no Bhagavata Purana:
“Os semideuses e suas esposas estavam desejosos para testemunhar a dança da rasa, e logo encheu o céu com centenas de barcos celestes. Os tambores ressoaram no céu, enquanto flores choviam e a principal Gandharvas e as suas mulheres cantaram a glória intocada do Senhor Krishna “.
Em relação ao bola de luz, uma testemunha ocular, o Bispo J. Quaresma, descreveu sua aparição em 13 de setembro de 1917, como segue:
“Para minha surpresa, ver claramente e distintamente globo de luz avançando de leste a oeste, deslizando lentamente e majestosamente PELO AR … De repente o globo com sua luz EXTRAORDINÁRIA se desvaneceu, mas estamos perto Uma menina cerca de dez choro continuar COM ALEGRIA: “Eu ainda vejo, ainda vejo, agora ele está vindo para baixo!”
Em seu relatório sobre o que aconteceu depois desses eventos, Quaresma disse:
“Meu amigo, cheio de entusiasmo, foi de grupo em grupo … perguntando às pessoas o que tinham visto.” As pessoas questionadas provinham das mais diversas classes sociais e todos unanimemente afirmavam a realidade dos fenômenos que havíamos observado “.
Durante uma das revelações, a garotinha Lúcia pediu para mostrar um milagre para que as pessoas incapazes de ver a divina dama pudessem acreditar na realidade do que estava acontecendo. Ela foi informada de que isso aconteceria no dia 13 de outubro e comunicou imediatamente a outras pessoas.
Nesta data, cerca de 70.000 pessoas se reuniram nas proximidades da Cova da Iria, antecipando o milagre anunciado. O dia estava nublado e chuvoso, e a multidão estava amontoada sob a chuva no meio de um mar de lama e barro. De repente, as nuvens se abriram e uma surpreendente exibição solar começou a se desdobrar. Eis as palavras de algumas das testemunhas: 
Dr. Joseph Garrett, professor de Ciências Naturais da Universidade de Coimbra:
 ”Então, subitamente, escutei um clamor, um grito de angústia das pessoas. Foi como se o sol, em seu girar enlouquecido, desprendeu-se do firmamento e, vermelho como o sangue, avançasse ameaçadoramente sobre a terra como se fosse nos esmagar com seu peso enorme e ardente. A sensação durante esses momentos foi terrível. Todos os fenômenos que descrevi, eu os observei em um estado mental de calma e serenidade sem transtorno emocional. A outros cabia interpretá-los e explicá-los. Por último, devo declarar que nunca, nem antes nem depois de 13 de outubro [1917], observei nenhum fenômeno, atmosférico ou solar, similar”.
Dr. Formigao, professor do seminário de Santarém:
“Como se pusessem a se afastar do céu, as nuvens foram abandonadas de um lado e o sol apareceu no zênite com todo seu esplendor, começou a girar vertiginosamente sobre seu eixo, como a mais magnifica bola de fogo que alguém possa imaginar, tomando sobre si todas as cores do arco íris desprendendo raios de luz multicoloridos, produzindo o mais assombroso efeito. Este sublime e incomparável espetáculo, que foi repetido três vezes, durou aproximadamente dez minutos, a imensa multidão, aflita pela evidência de tremendo prodígio, prostrou-se de joelhos.”-Dr. Manuel Nunes Formigäo – Professor do seminário de Santarém e sacerdote.
Testemunho semelhante foi dado por um grande número de pessoas, tanto da multidão na Cova da Iria como de uma área circundante que mede aproximadamente 20 por 30 milhas. A presença de testemunhas confirmadoras em uma área tão ampla sugere que o fenômeno não pode ser explicado como resultado da histeria coletiva.
A ausência de relatórios de uma área mais ampla e a ausência total de relatórios de observatórios científicos sugerem que o fenômeno era local na região de Fátima. 
Parece que há duas possibilidades. Ambos os fenómenos atmosféricos notáveis ​​foram organizados por uma agência inteligente numa altura especificamente anunciada antecipadamente ou alucinações coordenadas em milhares de pessoas foram organizadas de forma semelhante neste momento. Por qualquer uma das interpretações, é difícil enquadrar esses fenômenos na estrutura da ciência moderna. 
Embora pareça haver uma quantidade notável de testemunhos que confirmam os fenômenos incomuns em Fátima, também é relativamente fácil descartá-los, se é isso que se quer fazer. Por exemplo, considere a seguinte declaração de um jornalista cético:
“De acordo com o que ouvimos, havia pessoas que pareciam ver o sol de sua suposta órbita, quebrando as nuvens e descer até o horizonte. A impressão dessas testemunhas se espalhou para outros em um esforço comum para explicar o fenômeno, muitos gritos por causa do medo de  que a gigantesca esfera mergulhasse na terra, então imploraram a proteção da Santa Virgem, a “hora milagrosa” passou. “
Aqui, a simples sugestão e a histeria da multidão são usadas para explicar como as idéias imaginárias de algumas pessoas foram espalhadas e amplificadas por crentes frenéticos. No entanto, isso não explica como aconteceu que muitas pessoas nas comunidades vizinhas também testemunharam o espetáculo solar.
Por exemplo, em 1960, o reverendo Joaquim Lourenco, um canonista da diocese de Leira, descreveu o que viu quando era menino na cidade de Alburitel, que estava em Alburitel a 18 quilômetros da Fátima.:
“Sinto-me incapaz de descrever o que vi, olhei fixamente o sol, o qual se via pálido e não incomodava meus olhos, luzindo como uma bola de neve, dando voltas sobre si mesmo, e de repente pareceu vir para nós em zig-zag, ameaçando à terra. Apavorado, corri e me escondi entre a multidão, a qual chorava e esperava o fim do mundo a qualquer momento
Parece improvável que a histeria em massa resulte nas mesmas ilusões em Fátima, Alburitel e outras comunidades separadas. As manifestações em Fátima estavam fortemente relacionadas com a religião e com o catolicismo romano em particular. Devo enfatizar, no entanto, que todos os testemunhos referentes à comunicação com a resplandecente dama e outros seres paranormais vêm apenas das três crianças, uma vez que somente eles poderiam realmente ver esses seres e ouvi-los falar.

A Mensagem da Dama

No céu um clarão luminoso e sereno se abriu sobre uma azinheira de um metro e pouco de altura e apareceu-lhes uma senhora. Como diz a irmã Lúcia: “uma senhora vestida toda de branco, mais brilhante que o sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol ardente”.
Sua mensagem às crianças foi explicitamente expressa na terminologia da Igreja Católica, e consistiu principalmente de avisos que a menos que as pessoas a abandonassem a vida pecaminosa e se voltassem ara Deus, haverá um terrível castigo divino, e várias nações serão aniquiladas.
A mensagem era antibíblica e um mensageiro de Deus não contradiz o Evangelho. Não importa o que os seres humanos façam, Deus realizará o que Ele determinou realizar, isto é, o castigo divino dos habitantes pecaminosos da Terra. O sobrenatural inteligente, fingindo ser Maria, exortou os ouvintes a “orarem constantemente” o Rosário, e vagamente de alguma forma “retornarem a Deus”.
 7 
Na verdade não existe outro evangelho, porém eu falo assim porque há algumas pessoas que estão perturbando vocês, querendo mudar o evangelho de Cristo.
 8 
Mas, se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo do céu, anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado!
– Galatas 1: 7-8  
Antes de suas reuniões com a senhora, as três crianças também tiveram encontros com um anjo. Na época do primeiro encontro, eles estavam cuidando de suas ovelhas em uma colina rochosa, não muito longe de sua casa. Eles viram através do vale um globo de luz deslumbrante como um sol em miniatura, deslizando lentamente em direção a eles. Quando ele se aproximou, a bola de luz gradualmente se transformou em um jovem brilhante, que parecia ter catorze anos. Ele se identificou como o “Anjo da Paz” e ordenou que eles recitassem a seguinte oração:
“Meu Deus, creio, adoro, espero, te amo, peço perdão àqueles que não acreditam, nem adoram, nem esperam, nem te amam”.
Então desapareceu. 
Como devemos interpretar essas experiências? Naturalmente, uma abordagem é descartá-las como ilusões ou tentar explicações físicas. Outra é propor que eles são encontros com OVNIs. Por exemplo, Wendelle Stevens fez isso diretamente em um de seus livros, em um capítulo intitulado “The Fatima UFO Sightings.” ( OVNIs avistamentos de Fátima”). Jacques Vallee também argumentou que os eventos em Fátima são encontros com OVNIs e não milagres divinos como entendidos pela Igreja Católica.

Fátima e o Contato Extraterrestre

Uma resposta objetiva a essa hipótese é dizer “sim e não”. Por um lado, os eventos em Fátima têm muitas características que também são vistas nas experiências dos OVNIs. Há globos luminosos de luz que poderiam ser veículos e foram considerados como tal por algumas das pessoas que os viram. Stevens e Vallee até realizaram o espetacular disco solar giratório em 13 de outubro como um OVNI em forma de disco. Isso pode ser válido, já que ele se movia em ziguezague, lançava raios de luz coloridos e podia ser visto diretamente sem ferir os olhos das pessoas. Poderia ter sido um dispositivo voador, que finalmente voou na direção do sol de verdade quando este se tornou visível através do céu nublado.
Por outro lado, há o perigo de criar uma idéia estereotipada de OVNIs e encontros com OVNIs e impor isso às evidências. Nossas idéias sobre OVNIs são baseadas empiricamente, e tendem a se expandir e transformar à medida que aprendemos mais sobre toda a gama de evidências empíricas relevantes. Claramente, nem todos os encontros com OVNIs são iguais. Ambas as entidades envolvidas e a tecnologia que empregam apresentam considerável variabilidade. Portanto, forçar Fátima a uma teoria preconcebida dos OVNIs poderia nos impedir de entender o que realmente estava acontecendo.
Para apoiar sua opinião de que os eventos de Fátima envolviam OVNIs em vez de revelações religiosas, Vallee estendeu algumas das evidências. Então disse A PERSONAGEM que se apresentava as criancas  “nuncadisse que ela era a Virgem Maria, mas simplesmente disse que era” DO Céu. “Ela EXPRESSOU isso durante a sua primeira visita em 13 de maio, mas acrescentou que revelaria sua identidade em 13 de outubro .
Desta feita se identificou como a “Senhora do Rosário”, uma designação explicitamente católica. Esta é a verdade parcial da grande mentira, claro, supostamente um anjo caído diria que era do céu, e que ele se identificaria com Rosário, instrumento de promoção da idolatria e totalmente de acordo com o ocultismo e o misticismo oriental que desejam promover em vez do Evangelho.
As reuniões das crianças com o Anjo da Paz são consistentes com isto:
“Através do resplendor branco da sua presença, as crianças podiam ver que ele estava segurando um cálice com uma OSTIA acima dele, que pingava GOTAS  sangue no copo”. 
Se esta é uma declaração honesta do que as crianças viram, devemos concluir que quem quer que seja o anjo, ele estava fazendo uso do simbolismo católico explícito. 
Depois de ver o anjo com o cálice, as crianças experimentaram uma sensação de fraqueza absoluta e permaneceram prostradas no chão, rezando, até a noite.
DR. Vallee falou disso como uma paralisia e a comparou com a paralisia associada a muitos encontros com OVNIs. No entanto, existem formas de fraqueza, incluindo paralisia histérica, que são causadas por experiências emocionais poderosas e podem não ter nada a ver com OVNIs. Esse parece ser o tipo de fraqueza envolvida aqui. As experiências das crianças podem ser contrastadas com as dos abduzidos, que descrevem o terror de serem imobilizados por seres estranhos que os colocam nas mesas e colam as sondas em seus corpos.





Imagem relacionada
Primeiras descricoes  da ”VIRGEM DE FATIMA” 


Há um contraste impressionante entre as visitas de Fátima e muitos encontros com OVNIs. Em um grande grupo desses encontros, diz-se que os seres envolvidos têm uma aparência cinzenta, são pastosos, ou com fungos, olhos aterrorizantes, ovais, bocas esculpidas e narizes vestigiais. Eles vêm à noite, levam as pessoas desamparadas e as submetem a abuso sexual. As vítimas sofrem trauma psicológico e, em alguns casos, desenvolvem doenças físicas.
Claro, há outros casos em que as pessoas alegam ter contatos relativamente amigáveis ​​com humanóides de várias descrições, incluindo alguns que pareciam completamente humanos. Em alguns casos, esses seres transmitiram mensagens para as pessoas e algumas dessas mensagens foram bastante complexas. Como no caso de Fátima, essas mensagens costumam criticar o comportamento humano e muitas vezes previram desastres de vários tipos. Às vezes, eles também contêm material filosófico e teológico.
Testemunhas de exclusividade é outra característica que Fátima compartilha com muitos outros casos de OVNIs. Os anjos e a senhora resplandecente eram vistos apenas pelas três crianças, embora milhares de outras pessoas presentes na Cova da Iria tenham assistido a espetáculos de luz aérea que tendiam a apoiar a história das crianças. 
Os casos de OVNIs podem ser considerados como caindo em um amplocontinuum de tipos. Este continuum não é linear. 
Pelo contrário, deve ser definido por várias variáveis, que podem incluir :
(1) o grau de amizade dos contatos,
(2) o grau de humanidade dos seres em contato e
(3) alguma medida da qualidade do material comunicado.
O caso de Fátima certamente pode ser adicionado a este continuum, mas eu sugeriria que ele constitui um ponto periférico que está muito longe da maioria dos outros casos relatados na literatura existente sobre OVNIs. Portanto, seria muito alto em (1) e (2), especialmente se medirmos a humanidade em termos de qualidades atraentes como a beleza. É difícil definir a medida (3), mas é claro que as comunicações de Fátima são incomuns no sentido de serem fortemente orientadas para o catolicismo romano. 
Além disso, eles mostram uma ênfase na devoção espiritual que raramente é vista nas comunicações sobre OVNIs, incluindo aquelas de natureza filosófica.
Um projeto interessante seria fazer um estudo geral de todas as tradições culturais em busca de casos em que as pessoas afirmam conhecer seres bonitos e resplandecentes que transmitiram ensinamentos espirituais. Muitos desses casos provavelmente mostrariam características típicas relacionadas ao fenômeno OVNI, embora estas muitas vezes tenham mais a ver com o comportamento e os poderes dos seres envolvidos do que com os OVNIs em si . Assim, o OVNI contínuo poderia ser visto como parte de um continuum místico-humanóide maior. Fatima provavelmente apareceria como um ponto típico nesse conjunto maior. 
Vallee resumiu seu argumento dizendo:

“Em muitas histórias de OVNIs dos tempos antigos, testemunhas pensaram que tinham visto anjos de Deus … outros pensaram que tinham visto demonios. A diferença pode ser pequena.”
Pelo contrário, a diferença parece bem grande. Os vários tipos de encontros no contínuo UFO podem ser semelhantes, pois envolvem poderes e tecnologias similares que estão além do nosso entendimento atual. Mas os pontos extremos do continuum são surpreendentemente diferentes em relação ao comportamento e, por implicação, à consciência dos seres envolvidos. 
Se as manifestações de Fátima não eram “fenómenos típicos de OVNIs” e usavam o simbolismo cristão, isso significa que devemos interpretá-las num sentido cristão exclusivo?
A resposta é não, porque o mesmo raciocínio que induziria alguém a tomar as manifestações de Fátima pode ser aplicado igualmente a outros encontros com seres espirituais que ocorrem em contextos não cristãos. Alguns podem argumentar que somente as reuniões cristãs (e especificamente católicas) são genuínas, e todas as outras são obra de Satanás. Entretanto, se os seres que demonstram qualidades divinas em todas as tradições não-cristãs são na verdade enganos inteligentes criados por um intruso cósmicoentão certamente o mesmo pode ser dito dos seres divinos do cristianismo.
Isso nos leva à conclusão de que os seres que afirmam ser anjos católicos, santos ou a Virgem Maria são os mesmos demônios que aprecem em formas de deuses em outras religiões. Qualquer cristão verdadeiro diria que os “seres divinos” são avistados em aparições modernas como Fátima, Bayside, Medjagorge, Geórgia, etc. eles não são a Maria bíblica, mas alguma criatura que a suplantou por uma agenda religiosa enganosa. Os cristãos não acreditam em aparições marianas, apenas católicos.
Também deve ser notado que, enquanto as comunicações de Fátima foram expressas explicitamente em termos católicos, elas também acrescentaram algo novo ao catolicismo. Em sua discussão das revelações de Fátima, Francis Johnston deixou claro que causou muita controvérsia dentro da Igreja Católica, e o novo material não foi imediata e universalmente aceitável. 
Os protestantes declararão que o culto católico de Maria é uma adição controversa ao cristianismo e, naturalmente, o próprio cristianismo surgiu em um certo ponto da história. Parece que em Fátima uma nova revelação foi feita no contexto de uma tradição mais antiga, e isso também foi feito muitas vezes no passado.
“Mas se mesmo nós, ou um anjo do céu, anunciarmos a você outro evangelho diferente do que nós anunciamos a você, seja anátema.” – Gálatas 1: 8

Um comentário

Por favor, note que os comentários são moderados e que todos
os spams, insultos, proselitismo e discursos de ódio serão removidos.